Tory Burch Pede Desculpa Aos Portugueses
Créditos: Instagram

Tory Burch Pede Desculpa Aos Portugueses

Em causa está a polémica sobre uma camisola que a estilista norte-americana descrevia como "inspirada na baja mexicana", no entanto, trata-se de uma cópia da famosa camisola poveira.

Após a indignação de muitos portuguesas nas redes sociais, a estilista norte-americana Tory Burch já reagiu às acusações de apropriação cultural e plágio da peça tradicional portuguesa, as famosas camisolas poveiras, peças de artesanato da Póvoa de Varzim.

Em resposta, a estilista recorreu ao Twitter para pedir, em português, "sinceras desculpas aos portugueses", admitindo que foi "um erro" não ter assumido a sua inspiração e que a marca está a "corrigir o erro".

Na mesma mensagem, a marca adianta que está a "trabalhar em conjunto com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim" para encontrar uma solução para "apoiar os artesãos locais". 

Recorde-se que a peça de roupa estava à venda pela módica quantia de 695 euros, cerca de dez vezes mais do que o valor pelo qual é vendida na Póvoa de Varzim, onde é tricotada à mão, e apesar de ter sido descrita como "inspirada na baja mexicana", apresenta os mesmos motivos marítimos da camisola original, assim como a coroa da monarquia portuguesa, bem no centro.

A camisola poveira, originalmente usada pelos "homens do mar", tem mais de cem anos de história e encontra-se neste momento em fase de certificação.

Tags: