Insólito! Encontrado Imponente Bruxedo No Monte Do Facho Em Barcelos (com Vídeo)
Créditos: Instagram

Insólito! Encontrado Imponente Bruxedo No Monte Do Facho Em Barcelos (com Vídeo)

Um grupo de ciclistas amadores encontrou aquilo que consideraram o "maior bruxedo de sempre"

Um grupo de ciclista de Barcelos, num dos habituais passeios de BTT que fazem, encontraram aquilo que apelidaram o "maior bruxedo de sempre". Talvez não seja o maior, mas a verdade é que a quantidade de objetos utilizados para esta invocação sobrenatural deixa qualquer um impressionado.

A descoberta foi feita por Gaspar Pinheiro, presidente do Clube de Cicloturismo de Lousada, que participou na manhã de sexta-feira, dia 10 de junho, em mais uma etapa do circuito nacional de eventos BTT com navegação GPS e autonomia total NGPS, organizado pela Cabreira Solutions, com sede em Barcelos, quando se deparou com um cenário não pouco habitual para ele, mas que impressionou pela quantidade.

Gaspar e os seus dez colegas de passeio, estavam a descer o Monte do Facho, em Barcelos, depois de um visita à capela de São Lourenço, entraram por um caminho, que deu numa encruzilhada, e nem queriam acreditar no que estavam a ver.

"Olhe, tinha ali mais de 500 euros de material. Era postas de vitela, atum, carne, uns 50 euros em maços de tabaco, charutos, cachaça, whisky, licores, enfim, tanta coisa que, com certeza, teria um custo de largas centenas de euros", considerou.

Referia-se, sem dúvida, a uma das muitas feitiçarias pagãs que assolam os montes (sobretudo nas encruzilhadas) pelo país fora, mas desta vez era uma "em grande", conforme referiu: "Eu ando por muitos lados, conheço os trilhos de Barcelos de ‘ginja’, ainda ontem estive em Arco de Baúlhe (Cabeceiras de Basto) e na próxima vou estar em Vieira do Minho, e olhe que farto-me de ver estes ‘rosmaninhos’ – sim, porque é assim que eu chamo aos bruxedos – e nunca tinha vista nada como isto", finalizou.

Veja o vídeo.