A Guerra Das Audiências Entre Tvi E Sic Está Ao Rubro!
Créditos: Instagram

A Guerra Das Audiências Entre Tvi E Sic Está Ao Rubro!

As estações cantam vitória sobre as audiências de abril em comunicados enviados à imprensa

No primeiro dia de maio, a SIC e TVI enviaram comunicados à imprensa a celebrar vitórias nas audiências de abril. Enquanto a SIC escreve: "SIC é o canal mais visto pelo 39º mês consecutivo", a TVI declara: "TVI assume liderança do horário nobre em Portugal". Ou seja, embora ambos os comunicados sejam verdadeiros, o cantar de vitória dos dois canais é diferente.

Na sequência dos resultados de abril, Cristina Ferreira publicou nas redes sociais um longo desabafo sobre o tema. "Este é um post sobre a VERDADE dos números. A TVI não ganhou o mês de abril. Ficou a 0,36 do seu concorrente direto. Desde o início de 2019 que a TVI não estava tão próxima. É um crescimento assinalável e fruto de muito empenho de uma equipa motivada e que tem nos espectadores o seu principal foco", começou por escrever na publicação.

A diretora de entretenimento e ficção da TVI destacou então os programas que conquistaram a liderança. "A TVI lidera o prime time com a novela “Festa É Festa” a destacar se na liderança e a deixar a nova novela da concorrência a milhares de espectadores de diferença. Ao fim de um ano. A novela “Quero É Viver” é líder no horário e reúne a preferência dos portugueses.”. Ou seja, é na ficção que a TVI levou a melhor sobre a SIC, já que esta não divulgou números, afirmando apenas que “Amor Amor, A Serra e Bom Sucesso que foram as preferidas dos telespetadores em abril."

Cristina Ferreira continuou: “As manhãs e as tardes são da TVI. O “Dois à 10” e o “Goucha” são líderes das manhãs e tardes e o BB diário também. As noites de domingo são da TVI com o “Big Brother” a ser o programa mais visto do país. Também o Conta-me é líder no seu horário.” Entretanto a SIC também diz ter vencido as manhãs e tardes: “No período horário da manhã (entre as 08h e as 14h) a SIC terminou o mês a liderar com 17.1% de share e no período horário da tarde (entre as 14h e as 20h), a SIC também terminou o mês a liderar com 15.9% de share”, diz o comunicado emitido pela Estação de Paço de Arcos.

Certo é que a TVI tem vindo a aproximar-se da SIC nos últimos meses, não conseguindo um lugar tão perto da rival desde 2019.

No fim do mês de abril a SIC fez 17.0% de share, contra os 16.6% da TVI e os 10.1% da RTP1.

Pode acompanhar os resultados diários das audiências aqui.