/Notícias/Viagens/Sabe o que conta (e muito!) na escolha de um destino de viagens?
Viagens

Sabe o que conta (e muito!) na escolha de um destino de viagens?

Uma grande maioria dos portugueses, cerca de 70%, seguem perfis de influenciadores de viagens e admitem que na altura de programar uma viagem, procuram os destinos desses influenciadores. João Cajuda é um dos que tem mais notoriedade.

5 Jul 2024·Tempo de leitura: 5m

As redes sociais acabam por ser um espaço de partilha do dia a dia no qual os influenciadores digitais exploram diversos temas com o objectivo de obter o maior engagement com os seus seguidores.


O fenómeno dos influenciadores de viagens não é novo, mas ganhou um novo fôlego com as redes sociais, principalmente com o Instagram. E a verdade é que os influenciadores deste nicho já têm um papel a dizer na escolha dos destinos turísticos por parte dos portugueses, de acordo com o estudo produzido pela Marktest.


De acordo com a edição de 2024 do estudo Turismo e Redes Sociais, 75% inquiridos que conhecem alguma cadeia de hóteis, agências de viagens ou influenciadores, revelam que essas páginas têm algum tipo de influência na hora de escolher o destino ou o alojamento para as suas férias, apresentando uma média de influência de 6,6 numa escala de 0 a 10.


A importância dos influenciadores fica sobretudo patente quando, entre os entrevistados, onde 70% admitem que seguem algum perfil de influenciador de viagens.


Em Portugal, o actor e influencer João Cajuda é o que apresenta o maior grau de notoriedade na lista de 20 nomes de influenciadores de viagens no estudo que foi feito pela Marktest, com uma percentagem de 35,1.


Para além de João Cajuda, também há outros nomes que se distinguem com um elevado índice de notoriedade: Anabela e Alexandre Narciso (do projeto Vagamundos e parceiros do SAPO Viagens), Raquel e Miguel (Explorerssaurus), Carla Mota e Rui Pinto (do blog Viajar Entre Viagens) e Filipe Morato Gomes (Alma de Viajante).


O estudo teve como base as redes sociais Instagram e Facebook.

ESCRITO POR

Luís Silva