Dia Mundial Das Redes Sociais
Créditos: Instagram

Dia Mundial Das Redes Sociais

Hoje comemora-se o dia mundial das redes sociais. Sabia que os portugueses passam uma média de 13 horas por semana nas redes sociais e um total de 72h conectados?

O estudo Digital Consumer Survey Portugal 2021 recolheu dados sobre a utilização das redes sociais feita pelos portugueses, publicado pela consultora Nielsen e Dynata. Como principais curiosidades: Sabia que os portugueses passam uma média de 13 horas semanais nas redes sociais e um total de 72 horas conectados?

Na preferência sobre a rede social, o Facebook leva vantagem e é a rede social onde os utilizadores portugueses passam mais tempo, numa média de 4,2 horas de utilização, seguindo-se o Instagram com 3,3 horas semanais e o Tik Tok em terceiro, com 2,3 horas no mesmo período.

Hoje, o dia em que se celebra o Dia Mundial das Redes Sociais, a Selectra, empresa especialista na comparação de tarifários, também partilhou alguns números sobre os gastos no tráfego no acesso às redes sociais. A empresa diz que das 13 horas semanais usadas na utilização das plataformas, um utilizador gasta, em média, cerca de 1,19 GB por semana. Contas feitas, no final do mês utilizou 5,10 GB de dados, o que pode ser acima de muitos tarifários em vigor.

Ainda assim, diz que estes cálculos não são lineares, pois depende da aplicação e da forma como se utiliza a mesma. "ao navegar só pelo Facebook durante 5 minutos, tende a gastar aproximadamente 2 MB de internet, enquanto que ao carregar 20 imagens no Instagram já gasta cerca de 8 MB". Isso quer dizer que uma pequena distração para exceder o plafond disponível de dados móveis fornecidos no contrato.

E você? Quanto tempo passa nas redes sociais?